10 lugares para viajar de moto pelo Brasil - Parte 2

artigo publicado em 26/06/2016



voltar

Continuando o nosso post anterior, hoje você encontrará uma lista com mais dez melhores lugares para viajar de moto pelo Brasil; classificando tanto a popularida entre o público motociclista, quanto a beleza da rodovia e a diversão que ela pode proporcionar para você que está sob duas rodas.

Muitos desses lugares se tornaram famosos pela dificuldade da estrada e o quão gloriosa é a chegada no final. Se você for novo motociclista ou não tiver tanta confiança pilotando, alguns desses roteiros podem não ser recomendados.

 

1 - Estrada Real de Minas

A estrada real, segundo a história, é o caminho que os colonizadores fizeram ao descobrir ouro no interior de minas, trilhando uma rota para levar o ouro de volta ao porto. A estrada hoje se tornou patrimônio nacional, então muitas coisas acabaram se preservando pelo caminho, o que torna a viagem não só uma caminhada de 1512km de distância, mas uma viagem pela história do nosso país. Ela bifurca em quatro caminhos, que leva Minas Gerais até as praias do Rio de Janeiro, sendo eles:

Caminho velho - Foi o caminho inicialmente aberto e explorado pela coroa portuguesa, que sai de Paraty - Rio de Janeiro e acaba em Ouro Preto - Minas Gerais.

São 710 kms de pura história, entregando diversos pontos turísticos e passando por dentro da Serra da Mantiqueira, que entrega um paisagismo sensacional à sua viagem.

 

Caminho novo - O caminho novo foi criado para entregar mais uma alternativa de rota para os portugueses adentrarem minas, com uma estrutura mais elaborada para o trazer dos transportes e equipamentos para a exploração.

Em meio à esse caminho você poderá encontrar túneis, chafarizes e algumas fazendas seculares, que contam muito de como foi a estadia dos portugueses. Algumas fazendas chegam a fornecer hospedagem nas beiras da estrada, o que te coloca mais ainda dentro da nossa história. Essa estrada começa no Rio de Janeiro (capital) e termina em Ouro Preto, novamente.

 

Caminho dos diamantes - O caminho dos diamantes foi formada tempos depois que Minas já foi densamente explorada, e se aprofunda mais no coração do estado. A estrada liga Ouro Preto e Diamantina, com uma estrada de 350km. No caminho você poderá desfrutar das trilhas e montanhismo da Serra do Cipó, que famosamente entrega roteiros de rafting, mountain bike, trekking. Considerada uma boa trilha para os que são apaixonados por andar no meio da terra que levam à pequenas cidades e vilarejos.

 

Caminho de Sabarabuçu - Esse é o caminho mais curto dos quatro, entregando 160kms que passam pela Serra da Piedade e te permite um paisagismo sensacional às margens do rio das velhas. A estrada é uma alternativa sensacional para os que gostam de fazer rotas sinuosas.

2 - Rota do Sol

A rota do sol, que conecta Natal à Pipa, oferece muitas opções de mirantes pelo seu caminho, como o Mirante dos Golfinhos e o Mirante da lagoa de Guaraíras, que permitem admirar a linda vista da rodovia e das praias a sua volta. A rota que entrega um conjunto de praias calmas e maravilhosas, entrega também no meio de seu caminho o maior cajueiro do mundo, que pode ser visitado e até levar de recordação alguns cajus; fruta natural do local. Para completar o roteiro ainda há a possibilidade de visitar a Barreira do Inferno,  local de lançamento de sondas e foguetes brasileiros, como se fosse o cabo canaveral brasileiro, que também oferece a oportunidade de visitar o museu aeroespacial brasileiro, tudo isso de graça! Certamente é um dos melhores lugares dos dez lugares para se viajar de moto pelo Brasil.

 

3 - Serra do Rio do rastro

A serra do rio do rastro para muitos motociclistas é o teste de fogo que diferencia um motociclista comum, de um experiente. A estrada que já foi eleita uma das estradas mais fenomenais do mundo, entrega uma das serras mais perigosas que existem para ser desbravada. É tão popular por sua dificuldade que os serviços de hotelaria que se encontram no topo da serra, emitem um certificado por ter completado intacto.

Lá você terá a possibilidade de desfrutar de uma paisagem que lhe passa a sensação de que não existe nada mais alto do que aquilo no mundo. A neblina chega a ser tão densa as vezes que a sensação que se tem é que se está acima de todas as nuvens, como um templo nos céus. Para quem tem sede de aventura, esse é certamente o melhor lugar dentro os dez lugares para se viajar de moto pelo Brasil.

 

4 - Rota de Trindade à Paraty

Uma das rotas mais lindas e calmas que você poderá encontrar na sua vida. Rodeada por diversas cachoeiras, bocas d'água, fontes e praias. A rota entrega aventura para mais de uma semana, sem repetir nenhum evento. Desde passeios de escunas até a famosa pedra que engole, que forma um tobo água natural entre as pedras por onde correm águas transparentes e geladíssimas. Em trindade você poderá encontrar até piscinas de água natural formadas pelo desnível do mar, que entregam águas calmas e salgadas, em meio ao mar que rodeia o país. Muitos roteiros podem adicionar os diversos restaurantes à beira de estrada, que as vezes têm até uma cachoeira ou corredeira d'água particular, que você pode ficar com os pés dentro enquanto senta em suas mesas para consumir algo.

5 - BR-101

A BR-101 é carinhosamente apelidada pelos viajantes como a rota 66 brasileira. A estrada possui 4542kms de extenção, conectando o país de ponta a ponta. A rota percorre seu caminho em beira-mar, que te entrega todas as praias do Brasil e passa por toda a história da nossa colonização. A estrada conecta em uma de suas pontas a cidade de Touros (que praticamente não tem touros) à cidade de São José do Norte, que irônicamente fica no sul do país. Para todos que querem tirar seus bons 30 dias de férias em um único roteiro de viagem, essa é a melhor viagem que você poderia estar fazendo. Um roteiro que não pode ser deixado para trás, para os motociclistas que pretendem ou já fizeram a rota 66 brasileira, essa experiência é imperdível.

6 - Estrada da Graciosa

A estrada conecta Quatro barras à Morretes, bem no começo da serra do mar do litoral do paraná.  A estrada conta muito da história do Brasil, pois foi o primeiro caminho feito para se adentrar os interiores da mata sulista. O caminho conta com diversas estradas de paralelepipedo que são preservadors por serem parte de nossa história. Por lá você poderá também passar por dentro da área mais preservada de mata atlântica que temos no Brasil, permitindo desfrutar o pouco que ainda resta dela. Nesse caminho você ainda encontrará 7 mirantes que te dão uma visão nítida do paisagismo pelo qual você estará cruzando.

 

7 - Balneário camburiú

Em balneário camburiú você encontrará uma estrada curta que faz uma rota interpraias.Esse caminho permite encontrar com as praias de águas cristalinas, que formam o litoral catarinense. Uma das praias que você poderá encontrar é a famosa praia de laranjeiras, que possui beleza quase que indescritível, de tão única.

8 - Chapada Diamantina

Certamente esse magnífico lugar não poderia ficar fora do roteiro. Infelizmente você precisará de um bom tempo de férias para curtir tudo o que a chapada tem para te oferecer. São tantas as opções de trilha, cachoeiras, grutas, rios e poços que você provavelmente terá que fazer uma segunda viagem para terminar de ver tudo o que se tem parar ser visto; fora o pôr-do-sol sensacional que você pode desfrutar em todos os dias que estiver por lá. Fora as diversas rotas por estrada de terra que você pode fazer, te fazendo sentir um verdadeiro desbravador daquele lugar, você ficará diversos quilômetros com a companhia apenas do seu motor e de outros grupos de turismo que frequentam os arredores. Sempre saia bem informado dos caminhos que estiver fazendo. Leve o celular com bateria bem carregada; se resolver ir por conta própria pelas centenas de caminhos que a chapada te oferece, você pode acabar se perdendo.

 

9 - Brotas e arredores

O conjunto de águas fenomenais que formam os rios que cruzam brotas e seus arredores, como São Pedro e Águas de São Pedro, são um roteiro inesquecível para os que amam cachoeiras. O local entrega diversas quedas d'água maravilhosas e únicas, como a cachoeira do saltão que possui 75 metros de queda d'água e ainda permite desfrutar de diversas áreas de acampamentos que contém experiências únicas como a areia que canta. Para os que não gostam tanto de água gelada, você poderá nessa rota encontrar as thermas de são pedro, que possuem água quente natural e formam um parque aquático em meio à natureza, que causam um choque entre tecnologia e natureza.

10 - Via Serrana

Uma das vias mais românticas que você poderá percorrer, ideal para se ir em casal. O local é repleto de pequenas cidades com clima pacato e aconchegante. A estrada entrega gloriosos 4385kms, que percorrem desde o Ceará até o Rio Grande do Sul, passando por Porto Alegre, Nova Petrópolis, Pelotas, Caxias do Sul e Gramado. O local entrega diversos roteiros diferentes. Desde campanhas para os que amam aventuram, até chalés exclusos em lugares gelados ou para os que preferem se aconchegar dentro de paisagens maravilhosas. A rota é repleta por vales floridos maravilhosos que tornam a viagem para casal ideal e muito romântica.



Recomendados para você

Receba promoções em seu e-mail

Junte-se a mais de 20.000 leitores e receba preço de viagens em promoção, artigos e notícias sobre turismo alternativo.

Publicidade