Estados Unidos de carro – Como, quando e onde ir?

artigo publicado em 10/06/2016



voltar

Viajar pelas estradas dos Estados Unidos está no imaginário de todos! 

Sendo por  influência da mídia,  pela massiva exposição de suas paisagens pelo cinema ou por simples curiosidade e desejo de aventura.

A infraestrutura do país, seus diversos cenários e as particularidades de cada região também são um atrativo à parte e planejar uma viagem de carro pelas terras americanas é um desejo não só de aventureiros, mas de muitas pessoas, das mais diversas idades e interesses.

Como toda empreita dessa envergadura, o fundamental é fazer um bom planejamento e ter em mente que imprevistos surgirão, por mais detalhada e meticulosa que seja a preparação. A lógica dos americanos é bem diferente da nossa e conhecer um pouco sobre seus hábitos e costumes é uma primeira boa dica, pois pode facilitar bastante a convivência e também facilitar a resolução dos percalços que ocorrerem.

 

Washington, DC
Fonte: 2 DC Inns

 

Definindo a rota

A ideia básica é tentar contemplar ao máximo os seus interesses e as cidades imprescindíveis que você e seus companheiros desejam conhecer. Elenque as atrações turísticas que não podem faltar no roteiro e depois disso, procure fazer um cronograma e um roteiro de viagens racionais, para que você possa ganhar tempo e ao mesmo tempo aproveitar cada um dos destinos.

É importante levar em conta o tempo e os valores que você dispõe para a viagem e esses dois fatores devem ser os principais critérios em sua escolha de rota, se a sua viagem será feita de carro. Agora, vamos às sugestões de trechos dentro do território norte-americano, com distâncias e tempo de viagem de carro:

 

  • NOVA YORK-CALIFÓRNIA

Distância: 4.691 km / Tempo aproximado de viagem: 42h30

 

  • DALAS-WASHINGTON

Distância: 2.138 km / Tempo aproximado de viagem: 19h30
 

  • ORLANDO-KANSAS CITY

Distância: 1.992 km / Tempo aproximado de viagem: 17h50

 

  • FILADÉLFIA-MINEÁPOLIS

Distância: 1.892 km / Tempo aproximado de viagem: 17h30

 

  • HOUSTON-SEATLE

Distância: 3.771 km / Tempo aproximado de viagem: 34h20

 

  • PORTLAND-SAN DIEGO

Distância: 1.744 km / Tempo aproximado de viagem: 16h35

 

  • LOS ANGELES-NOVA ORLEANS

Distância: 3.048 km / Tempo aproximado de viagem: 26h55

 

  • OKLAHOMA CITY-NOVA YORK

Distância: 2.334 km / Tempo aproximado de viagem: 21h40

 

  • DETROIT-MIAMI

Distância: 2.229 km / Tempo aproximado de viagem: 19h50

 

  • CHICAGO-IDAHO FALLS

Distância: 2.366 km / Tempo aproximado de viagem: 21h50
 

  • SALT LAKE CITY-838 2.229 km / Tempo aproximado de viagem: 7h45

 

Miami
Fonte: Kimpton

 

Como chegar

Essa é uma das grandes dúvidas de quem decide fazer uma viagem de carro pelos Estados Unidos. Sair de sua cidade de origem no Brasil e chegar até a fronteira americana já de carro irá transformar a sua viagem em uma aventura muito maior, já que neste caso, será necessário atravessar as Américas do Sul e Central antes de chegar ao seu destino final, o que demandaria muito mais tempo, muito mais recursos e um planejamento muito maior.

A alternativa mais viável é ir de avião até os Estados Unidos, e lá, alugar um carro. Sai muito mais em conta e a burocracia diminui bastante, já que o sistema de locação de automóveis funciona muito bem por lá e você pode escolher, sempre de acordo com suas condições, se quer alugar um carro na Costa Oeste por exemplo e devolvê-lo na Costa Leste, embora essa alternativa seja mais custosa. Se você segmentar sua viagem pelos dois extremos do país, o custo pode cair bastante, estabelecendo roteiros mais regionalizados por cada uma das costas, por exemplo.

 

Onde ficar

Mais uma vez, o quesito hospedagem vai depender também do seu desprendimento, de seu espírito de aventura e de quanto dinheiro você dispõe.

Optar por hotéis mais confortáveis e famosos é uma opção, e pode fazer parte do seu roteiro, mas também é possível se hospedar de maneira digna, usando os famosos motéis americanos, que diga-se de passagem, nada tem a ver com os motéis brasileiros, já que lá, são hotéis para hospedagem à beira das estradas, nada mais.

Existem redes de motéis por todos os Estados Unidos, com diárias que variam na faixa entre 50 e 60 dólares, e que são idênticos aqueles vistos nos filmes americanos, incluindo a piscina central. A rede de hostels nos EUA também é bem completa e esse tipo de hospedagem, além de mais barata, permite um convívio mais próximo com pessoas não só locais, mas de outros países também, o que pode acrescentar muito na aventura. Outra alternativa é alugar um carro grande e usá-lo também para dormir, em um caso de necessidade ou de cansaço extremo.

Vale ressaltar, que as estradas americanas são impecáveis, portanto, será muito difícil você ter algum tipo de problema nesse sentido. Basta respeitar a sinalização, que também é muito boa, os limites de velocidade estabelecidos e aproveitar a viagem com todo o conforto e segurança.

 

O que levar

Tente facilitar ao máximo esse item, ainda mais se for alugar um carro nos Estados Unidos e lembre que toda essa bagagem que está imaginando terá que ir de avião até lá. Quanto aos eletrônicos, como GPS e celular, é possível adquirir esses equipamentos lá mesmo, basta fazer uma pesquisa rápida pela internet e descobrir uma série de produtos, inclusive carregadores externos e sistemas de navegação que podem ser instalados em seu celular.

Abuse também dos aplicativos, já que nos Estados Unidos é possível encontrar praticamente de tudo através deles, desde hotéis até restaurantes e lojas especializadas em qualquer produto (qualquer lugar do país). De resto, leve o imprescindível e guarde espaço para trazer lembranças e estórias.

 

Quando ir

É importante lembrar que os Estados Unidos está no Hemisfério Norte, logo, as estações são o contrário das nossas. Segundo especialistas em viagens de carro pelos Estados Unidos, a melhor época é de junho a setembro, onde as temperaturas são mais amenas. Claro que isso vai variar também da região que você estabeleceu como rota, já que cada parte do país tem um clima característico.

Finalizando, para resumir o que é mais importante para que sua viagem de carro pelos Estados Unidos seja inesquecível, seguramente está a informação. Pesquise bastante sobre possíveis roteiros, conheça sobre as cidades e as estradas, busque o máximo de informação possível para cada etapa da sua viagem possa ser facilitada.

Não deixe passar nenhum detalhe, tanto em relação a documentação, seguro e outras questões obrigatórias e observe também as particularidades sobre comida, estadia e regulamentos próprios de cada estado americano, já que as regras podem mudar de um local para outro. Se puder ter uma rede de contatos com americanos nativos ou com brasileiros radicados por lá, isso pode ajudar bastante também, já que ninguém melhor do que um morador local para dar as melhores dicas e ajudar naquilo que se fizer necessário.

 

Nova York
Fonte: Tours em Nova York

 

De resto, prepare o espírito para grandes emoções e para registrar lembranças que serão levadas para sempre em um país encantador, cheio de contrastes, de paisagens deslumbrantes, de cidades organizadas e funcionais e de um povo educado e orgulhoso de seu país.



Recomendados para você

Receba promoções em seu e-mail

Junte-se a mais de 20.000 leitores e receba preço de viagens em promoção, artigos e notícias sobre turismo alternativo.

Publicidade