Viagem de moto, antes e depois

artigo publicado em 13/06/2016



voltar

Viagem de moto, antes e depois

 

Você já definiu o lugar para viajar? Definiu o que irá fazer?

Todos os aspectos estão perfeitos e todas as atrações no local estão prontas para serem aproveitadas, mas você sente aquela aflição de pensar que algo pode estar sendo esquecido. A forma mais eficiente de não esquecer nada é fazer uma lista e dividí-la em tópicos:

Dinheiro

O primeiro e mais importante aspecto é o dinheiro.

Você terá pedágios para pagar? Se tiver, separe alguns trocados. O local que você está planejando em ir, tem caixas eletrônicos por perto? Os lugares costumam aceitar cartões de crédito e débito? A bandeira do seu cartão é aceita? As atrações que você vai desfrutar, aceitam cartão? Por mais que você sempre cheque essas coisas, é muito importante ter algum dinheiro em notas sobrando, para ter certeza de que as coisas não vão dar errado. As vezes podemos perder aquele horário agendado da balsa por não termos um centavo no bolso e o serviço não aceitar cartão; e aí tchau tchau um dos atrativos da viagem, que você trocou por irritação ao invés de lazer. Mas não leve muito dinheiro, pois o mesmo sempre tem o risco de ser perdido. Se você perder o cartão, o banco te dá outro depois; mas se você perder dinheiro, você perdeu mesmo. Fora que é sempre arriscado enfrentar uma cidade desconhecida com os bolsos cheios de dinheiro. Nunca sabemos o que poderemos encontrar na próxima esquina, então fique preparado sempre, para que a sua viagem de moto tenha um antes e depois, e não uma pausa desagradável no meio do caminho.

Moto

Antes de sequer sair de casa, confira se as trocas de óleo estão em dia.

Confira se a quilometragem que você rodará não ultrapassará as medidas da validade do seu óleo, e se isso for acontecer, separe uma troca para levar.

Cheque a calibragem dos pneus e confira se eles estão em boa condições para a viagem. Aperte bem os freios e teste-os. Lubrifique a corrente e guarde o lubrificante para condições especiais como pegar muita chuva ou passar por lugares cheios de terra. Esteja sempre preparado para os enterpérios. Relembre desses aspectos nos antes e depois da sua viagem de moto.

Higiene

O local que você está indo é hotel?  Você se preocupa em sempre usar a sua toalha ou você não se importa em usar toalhas do hotel escolhido. Leve sempre em consideração isso. Lembre-se de fazer a check list das suas prioridades e incluir apenas por precaução aspectos básicos da sua higiene como papel higiênico, sabonete, pasta de dente e escova. A grande maioria desses itens ocupam pouquíssimo espaço, então não haverá problemas você adicioná-los, pois não irão atrapalhar seu bagageiro.

Diversão e precaução

Tudo o que você irá usar para se divertir será encontrado no local?

Levará alguma coisa para fazer enquanto está no hotel, descansando? Pegará raquetes de frescobol para jogar na praia? Bolas de vôlei, futebol? Filtre bem essas escolhas, pois você está viajando de moto, e sua mala é limitada. Por mais que o espaço seja pequeno, também não restrinja ao máximo e acabe ficando sem um entretenimento. Se dê ao luxo de levar algo.

Lembre-se também que em meio a diversão, é importante se precaver. Leve uma toalha velha para usar de pano para sentar na areia da praia; leve chinelos para caminhar entre o hotel e a areia; pois o coturno que você vestiu a viagem inteira não será uma boa pedida no chão fofo que te aguarda, fora que ele ficará imundo. Não se esqueça de levar protetor solar para evitar possíveis danos à pele que podem acabar com o seu lazer. Leve repelente, pois a maioria dos lugares que você visitar poderão ter mosquitos e moscas, esperando uma brecha para se saciar.

Não se esqueça de levar coisas como kit de ferramentas ( para uma situação emergencial) que podem salvar a sua viagem e a viagem de outros. Leve uma lanterna compacta para te auxiliar onde quer que você esteja. Cuidado nunca é demais.

Leve também um kit de primeiros socorros, com band-aids, esparadrapos, gaze e álcool. Tudo isso vai ocupar um mínimo espaço em seus equipamentos e garantirão pelo menos um pouco de conforto, se acaso você precisar.

Leve sempre capas de chuva para você e o garupa, não esquecendo também das botas de chuva. Deixe uma sacola fácil no bolso para caso seja surpreendido para uma tempestade, para que coloque rapidamente celulares e pertences. Leve carregador de celular, para nunca ficar sem comunicação em caso de emergência; além de te dar a possibilidade de sempre estar usando o GPS do celular para procurar locais interessantes, sem correr o risco de se perder e acabar atrapalhando seu roteiro por falta de conhecimento. Mas não conte só com o GPS, leve um bloquinho de notas e caneta e anote também o caminho que você tem que fazer para chegar no local da viagem e o caminho de volta para a casa. Se calhar de seu serviço de dados falhar, é importante ter uma opção que não vá te deixar na mão, perdendo o seu glorioso tempo. O bloco de notas pode ser usado também para marcar horários e eventos interessantes que podem estar tendo na cidade e seus respectivos endereços. Anotar no celular pode ser mais prático, mas as vezes no meio da euforia acabamos esquecendo de carregá-los e podemos ficar dependendo de uma tomada para continuar os compromissos; nunca conte somente com os aparelhos eletrônicos, eles são muito úteis e práticos, mas uma vez quebrados perdemos todas as informações.

 

Prepare a sua volta

Após aproveitar muito a sua viagem você chega a conclusão de que tudo deu certo e nada faltou para a sua diversão.

Lembre-se não esqueça que a viagem não terminou ainda e a mesma lista que você usou para trazer as coisas para aproveitar deve ser utilizada novamente para que você não deixe nada para trás. Porém, deixe sempre em prioridade dessa vez seus documentos e pertences pessoais. Abra um pouco mais de espaço na sua bagagem tirando alguns acessórios de higiene que são descartáveis para abrir vaga para lembrancinhas e produtos interessantes que você acabou achando no meio de sua viagem.

Lembre-se de adicionar esses pertences à sua lista de checagem que está no bloco de notas, para ter certeza de que você não esquecerá de presentar ninguém. bem encima da cama  Novamente lembre-se de separar dinheiro, mas dessa vez o suficiente para infortúnios como precisar de uma alteração na sua rota por qualquer que seja o motivo e acabe te levando a algum lugar com pedágios, que precisarão ser pagos com dinheiro. Confira sua moto e depois de abastecer confira se os pneus estão calibrados, se as correntes lubrificadas e se o nível de óleo não desceu, precisando ser completado ou trocado. Tudo preparado, medido... Antes e depois da sua viagem de moto? Pé na estrada e bom descanso. E que você deixe para trás apenas seu número de telefone e seu contato de facebook para seus novos amigos.



Recomendados para você

Receba promoções em seu e-mail

Junte-se a mais de 20.000 leitores e receba preço de viagens em promoção, artigos e notícias sobre turismo alternativo.

Publicidade