Carona pelo Mundo

artigo publicado em 20/06/2016



voltar

Estar inserido nessa cultura de carona solidária parece loucura à principio, depois vamos começando a aceitar a ideia e, de repente, estamos ansiosos programando a próxima viagem. Acontece que muitas vezes não sabemos como começar ou se estamos procedendo do jeito certo.

Por isso, hoje vamos conversar um pouco sobre como costuma ser a experiência das pessoas com a carona solidária pelo mundo.

  • Europa

Nessa região do mundo, a cultura da carona solidária é bem mais estabelecida e naturalizada que no Brasil, até porque existe há muito mais tempo.

Além dos fatores ecológicos, um dos que mais contribuíram e contribuem para esse cenário é o fato de um país ser muito próximo ao outro e que você pode estar em um final de semana na França, e no outro em Portugal. Então, aparece a necessidade de uma locomoção mais dinâmica e em conta para o bolso dos turistas e dos próprios europeus.

O surgimento de companhias aéreas que promovem passagens com descontos ou serviços de classe apenas executiva, diminuindo os custos para o passageiro, acabou criando essa falsa impressão de que andar de avião é mais barato. A verdade é que o custo-benefício ao final acaba sendo o mesmo ou mais baixo e as pessoas também ficam cansadas de estar pendente dos horários disponíveis dos ônibus ou trens.

Nesse contexto, a criação de sites que oferecem o serviço de carona solidária foram altamente essenciais para os mochileiros de plantão na Europa, como o BlaBlaCar, Hitchhikers e o Digihitch. Esses são os mais eficientes.

  • Estados Unidos

 

Nos Estados Unidos as caronas solidárias já foram muito cotadas por várias pessoas do meio executivo e até mesmo as que exercem cargos de grande destaque em empresas. Com o surgimento de aplicativos como Uber, por um tempo o compartilhamento solidário de carro perdeu a força.

Após algum tempo longe dos holofotes, aplicativos como o UberPool e o Lyft Line apareceram oferecendo um serviço de carona que vai buscar a pessoa na porta de casa, além de oferecer a possibilidade de agendar corridas com até uma semana de antecedência. Esse era o pé que todos estavam esperando para poder voltar a economizar dinheiro e a colaborar com o meio ambiente.

Em países como os EUA e Canadá, onde a atividade de carona solidaria é bem aceita entre a população, o ritmo e motivos de usos são diferentes da Europa, por exemplo. Eles costumam realizar bastantes corridas de trajetória curta, onde apenas querem sair de casa sem precisar tirar seus carros da garagem e evitarem enfrentar o estresse do trânsito em horários de picos.

Falando em horários de rush, aplicativos como o Bridj que também oferecem a atividade de compartilhamento de automóveis, solicitam que o passageiro caminhe até certo ponto estabelecido para poder alcançar a carona, para que não congestione tanto o trânsito.

 

  • Brasil

Desde 2008 foi implantado o sistema de carona solidária no nosso país e cada vez aparece mais pessoas querendo aderir à nova ideia. Na mesma frequência que surgem mais adeptos, surgem mais sites, cada um com uma função nova diferente ou que tenham características que oferecem mais segurança que o outro.

Porem ainda não existe um portal que realmente funciona bem, todos ainda estão em modo de baixa utilização.

 

 

 

 

 

  • Sobre a segurança da mulher pelo mundo

 

É de conhecimento geral que as mulheres costumam conseguir caronas mais facilmente que os homens pelo mundo, mas isso também pode ser visto como um agravante para a violência de gênero.

É importantíssimo, principalmente em viagens interestaduais ou internacionais, que elas permaneçam sempre perto de suas mochilas e qualquer outro pertence, para facilitar em uma possível fuga em caso de perigo.

Muitas mulheres relatam também que o que as salvou em algumas situações foi o ato de usar e seguir a própria intuição. Recomendamos que esteja sempre atenta aos movimentos das pessoas que estão no carro, para não ser pega de surpresa em determinada situação.



É isso aí, esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre como funciona o sistema da carona solidária pelo mundo e a ficar por dentro dos sites que melhor funcionam em cada lugar. Lembre-se de estar sempre atento aos direitos de segurança e privacidade que os sites de carona oferecem, também leve em consideração as avaliações e comentários que são feitas nos perfis das pessoas que irão compartilhar o carro com você.



Recomendados para você

Receba promoções em seu e-mail

Junte-se a mais de 20.000 leitores e receba preço de viagens em promoção, artigos e notícias sobre turismo alternativo.

Publicidade