5 Aplicativos para baixar antes de viajar

artigo publicado em 22/08/2016



voltar

Seja você um viajante de moto, bicicleta, carro, avião, trem, ônibus ou um old school que faz tudo a pé, tenho certeza que não deixa seu celular de lado. Por isso, separei uma lista com as melhores 5 aplicações para ajudar a planejar sua viagem! Veja!

 

Sem celular não dá. Tem gente que viaja e leva cinco pares de sapatos, dois cantis, três tipos de repelentes… E tem gente que leva o computador, o celular, o tablet, o GPS e mais umas tantas tralhas tecnológicas. Não importa se você é do tipo mochileiro vanguardista ou motoqueiro underground, tenho certeza que não deixa o celular em casa.

O fato é que a tecnologia realmente pode facilitar a vida de quem gosta de viajar. Desde o planejamento da viagem, com organização de roteiros e dicas de atrações, até a economia nas passagens, bilhetes, acomodações e atividades. E quando a gente pode levar tudo isso no celular, é melhor ainda. Afinal, mesmo que seu objetivo seja ficar incontactável pelos outros, é sempre uma boa ideia poder contactar ao viajar. Celular sempre em mãos!

Hoje, a variedade de aplicativos para auxiliar quem gosta de viajar é bem ampla. Alguns são específicos para os motoristas, outros especialmente para ciclistas ou pedestres. E há também aqueles que servem para todos, focados no planejamento, na concentração e armazenamento de informações, dicas de outros viajantes e assim por diante.

Como eu própria sou uma viajante que não abre mão do celular e faço tudo que puder através dele, experimentei alguns aplicativos e elegi os cinco melhores – em utilidade e funcionalidade – para viajantes! Veja só:

 

ROVE

O Rove vem no topo da minha lista porque tem uma interface simples, seu conceito é claro, objetivo e é extremamente funcional. E porque sou muito esquecida! Se esse também é o seu caso, seus problemas se acabaram!

Ele funciona como um Diário Particular automático: você deixa o aplicativo ligado e ele funciona passivamente, utilizando seu GPS e acesso às informações para organizar a sua jornada. O aplicativo aglomera as fotos em ordem cronológica, associando aos locais visitados – e até diferencia se o trajeto foi feito de carro, moto, bike ou a pé – e às músicas que você ouviu naqueles momentos. Ele faz a geolocalização sem precisar fazer check-in e o usuário pode adicionar notas pessoais para cada momento, para personalizar o diário.

E como se isso já não fosse legal o suficiente, ainda tem a opção de exportar a história. Ele, basicamente, coleta todas as informações associadas e exporta em forma de storytelling (contação de história) de modo que é possível compartilhar a sua jornada em outras plataformas. Isso é bem interessante para quem gosta de partilhar roteiros em sites e redes de viajantes, alimentar o próprio blog ou apenas compartilhar a experiência com os amigos e a família.

O Rove é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para Iphone.

 

EXPENSIFY

Expensify Voar Baixo

Convenhamos: viajante que não faz controle de gastos não é viajante, é celebridade. Esse aplicativo é simplesmente sensacional: com uma aparência amigável, simples e intuitiva e um mecanismo totalmente funcional. Apesar de estar em inglês, é fácil utilizar mesmo para quem não sabe o idioma, porque possui ícones e ilustrações bem explicativas e compreensivas.

O objetivo do aplicativo é fazer a gestão das suas despesas. E faz isso de uma forma muito simples. Você bate uma foto da sua nota fiscal e ele automaticamente faz a identificação do valor, do estabelecimento e a data da compra. Se você não tirou foto ou não tem a nota, sem problemas: é possível inserir os dados manualmente também. Além do mais, é possível separar os recibos por categorias, como lazer, transporte, alimentação, entre outras, e rotular como reembolsável ou faturável. O Expensify tem uma ferramenta chamada Track Distance que usa o GPS, fotos ou odômetro do automóvel para calcular os gastos em determinado trecho de deslocamento. Como a outra, também é possível digitar manualmente a distância entre os pontos para fazer o cálculo.

Depois disso, é possível ainda exportar em PDF o controle de gastos ou enviar por email, para nuvem ou outros aplicativos – que são atrelados ao Expensify (como Dropbox e Evernote).

 

TOURIST EYE

Tourist Eye App Voar Baixo

Começando por um ponto importante: o aplicativo é gratuito para download e tem para Android, Iphone e extensão para navegador de Internet. O Tourist Eye também disponibiliza muitas funções offline, o que é ótimo para economizar dados ou quando estamos em lugares sem rede e sem wi-fi grátis. Tudo que você precisa fazer é digitar o destino ou local que planeja visitar e, a seguir, o aplicativo vai, instantaneamente, dar uma lista de opções de onde comer, o que fazer e o que ver. Quando você abrir uma dessas opções, o aplicativo abre um mapa mostrando onde essas coisas estão localizadas e apresenta os comentários e feedbacks dos outros usuários que estiveram nesses lugares antes. Você pode ir adicionando suas escolhas no seu itinerário pessoal e depois baixar tudo pela Internet para utilizar, posteriormente, em modo offline. O Tourist Eye puxa dados do Foursquare, textos, fotos, mapas, textos, destinos classificados por temas, viagens longas e/ou curtas, alternativas customizadas para escapadas rápidas, entre outras opções. Por isso, ele aparece na lista como um dos aplicativos que não pode faltar no celular de um viajante/mochileiro!

 

WORLD MATE

World mate app Voar Baixo

O World Mate é como ter um assistente pessoal no seu celular. É um aplicativo de funcionalidades incríveis e, o melhor de tudo, é gratuito! Ele permite que você encaminhe todos os seus e-mails de confirmação – como de voo, hotel, aluguel de carro, reserva de passeio, traslado – para um só lugar. Em seguida, o aplicativo sincroniza todas essas informações e organiza em um calendário de viagens, ativando alertas de check-in, alertas de atrasos dos voos, abertura ou encerramento dos terminais. Além disso, o aplicativo também possui outras ferramentas indispensáveis para viajantes, como o conversor de moedas, previsão do tempo, mapas de rotas com indicação de localização, notificações de viagens, widget de lembretes na tela inicial e ainda te ajuda a procurar voos alternativos que podem ser reservados através do APP se você perder o seu.

O World Mate é bastante versátil, com uma interface simples de utilizar e está disponível para Android, Iphone, Blackberry, Nokia & Symbian e Windows.

 

PITCH UP

PitchUp App Voar Baixo

Para variar um pouco, para quem gosta de acomodações alternativas – digo, campismo. O Pitch Up é um aplicativo grátis, simples e disponível para Iphone e Android. Por enquanto, só funciona para quem viaja pela Europa. Ele permite ao usuário encontrar espaços de campismo na sua área, ver e comparar os preços e ainda dá para fazer reservas a partir do aplicativo. Você só precisa digitar sua localização, data de estadia e o número de membros e o Pitch Up faz a busca e apresenta as opções mais próximas com fotos, descrição do local, mapa, acomodações disponíveis e os valores praticados. Depois, você pode adicionar as informações do seu cartão para efetuar a reserva pelo aplicativo. Ele mostra se há cabanas, tendas, bangalôs, espaço para caravanas disponíveis em cada estabelecimento e ainda é possível encontrar locais que aluguem caravanas (se você não tem, mas sonha em viajar em uma!). O aplicativo também mantém um registro das suas reservas e estadias passadas, notificações das reservas futuras e possui a opção de favoritar estabelecimentos. Muito útil para quem gosta de campismo e não abre mão da organização e planejamento!

 

Ao longo da minha (ainda) vida de viajante, instalei e desinstalei muitos aplicativos para ajudar nos mais diversos aspectos da minha viagem. Eles têm funcionalidades absolutamente úteis e importantes para se planejar, economizar e não deixar nada para trás. E esses são os meus favoritos, que agora compartilho com vocês. Compartilhe também com outros viajantes que podem gostar da ideia! Você tem algum aplicativo indispensável para viajar? Conte nos comentários!



Recomendados para você

Receba promoções em seu e-mail

Junte-se a mais de 20.000 leitores e receba preço de viagens em promoção, artigos e notícias sobre turismo alternativo.

Publicidade